Mestre Cezar Guimarães, também conhecido pelo apelido de “Casquinha”, é faixa- preta de Jiu Jitsu brasileiro produzido pela antiga Academia Carlson Gracie, que mais tarde fundou a famosa academia carioca Top Brother, equipe que trouxe alguns competidores de grande talento. tanto no Jiu-Jitsu quanto no MMA (Mixed Martial Arts). Cezar Guimarães também é faixa-preta de Judô, onde se destacou como competidor, conquistando uma vaga na Seleção Brasileira de Juniores.
Cezar Guimarães Casquinha Jiu Jitsu
Nome Completo: Cezar Guimarães
Apelido: “casca grossa” significa “pele dura” em português, e é um termo comum no Jiu Jitsu e na cultura brasileira, para descrever alguém que é durão por natureza. Cezar Guimarães começou a ser chamado de Casquinha por volta dos 7-8 anos. Ele era um dos garotos mais durões da turma e como Casquinha é uma forma mais amigável de dizer “casca grossa”, como “pequena casca grossa” o apelido parecia muito apropriado.
Linhagem: Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie > Carlson Gracie > Walter Guimarães > Cézar Guimarães
Principais conquistas:
- Campeão Estadual do Rio de Janeiro
- Campeão Interestadual (Rio de Janeiro/Minas Gerais)
- Integrante da Seleção Brasileira Júnior de Judô.
Equipe/associação: Top Brother
Biografia de Cezar Casquinha
Cezar Guimarães “Casquinha” nasceu em 16 de março de 1965 no Rio de Janeiro – Brasil. Filho de Walter Guimarães, faixa-preta de Carlson Gracie, não foi surpresa para ninguém quando o pequeno Cezar começou sua jornada no Jiu Jitsu aos 4 anos de idade. Casquinha começou a treinar na academia original Carlson Gracie, que foi compartilhado com o irmão de Carlson, Rolls Gracie (em “Nossa Senhora de Copacabana”, Zona Sul, Rio de Janeiro). Isso foi antes de Carlson se mudar para o prédio histórico na rua Figueiredo Magalhães. Casquinha treinou frequentemente nas aulas de Rolls Gracie com muitos dos Gracie, incluindo Royler e Royce, bem como os Irmãos Machado.
Os treinos de Casquinha foram divididos entre os dois treinadores Gracie até o falecimento de Rolls Gracie, quando Cezar mudou-se definitivamente para a academia Carlson Gracie, Guimarães também apanhou alguns treinos de Judô na Universidade Gama Filho onde teve a oportunidade de treinar com muitos dos grandes competidores do judô, medalhistas mundiais e olímpicos, além dos melhores treinadores do país, instrutores como Geraldo Bernardes e Leopoldo Pinto de Lucas. através desse contato constante com a arte japonesa de arremesso, Casquinha decidiu competir no judô e rapidamente conquistou uma vaga na seleção brasileira de juniores.
Em janeiro de 1986, Mestre Carlson Gracie decidiu que era hora de premiar Casquinha com a faixa-preta, mas como sinal de respeito a entrega da faixa foi entregue ao pai de Cezar, Walter Guimarães.
Morando na zona norte do Rio de Janeiro (Méier), Cezar Guimarães decidiu abrir seu próprio espaço e, devido à rivalidade entre as zonas sul e norte do Rio de Janeiro, achou melhor se distanciar da zona sul academias (Gracie e Carlson) e chamam seu espaço de Casquinha Jiu Jitsu . Com algum sucesso inicial com seu próprio empreendimento, Mestre Carlson Gracie pediu a Cezar para lecionar na academia matriz de Carlson Gracie na zona sul, trabalho que Casquinha cumpriu com ótimos resultados, por volta de 2004 até o falecimento de Mestre Carlson Gracie em 2006.
Após o falecimento do mestre, Casquinha voltou a trabalhar no Méier. O Top Brother veio logo depois, também em 2006. Um dos faixas-pretas de Mestre Casquinha, Marcelo Nigue, foi o pontapé inicial para a criação do Top Brother. Como Nigue estava iniciando sua carreira no MMA, Mestre Casquinha decidiu que era hora de Marcelo começar a trabalhar também na trocação, ele chamou o técnico de Muay Thai Vander Valverde para isso. Os dois treinadores trabalharam muito bem juntos, Guimarães no grappling e Valverde na trocação, então decidiram levar a equipe para a frente e formaram o Top Brother. A equipe rapidamente se tornou uma das principais academias da zona norte do Rio de Janeiro tanto para o Jiu-Jitsu quanto para o MMA, que vem produzindo grandes lutadores de forma consistente desde o seu início.
Fonte: https://www.bjjheroes.com/bjj-fighters/cezar-guimaraes-casquinha


